Assembleia Geral 09/12/15

11/05/2016 02:35

assb 1

 

Durante a Assembleia geral tivemos uma conversa com o Coordenador do curso Cristiano da Silva Teixeira no dia 09/12/2015, foram discutidos assuntos pontuais como a mudança do PPC que está prevista para o semestre de 2016.2, os estágios que começam no semestre de 2016.2 e a situação econômica da Universidade. 
Sobre o PPC do curso: pelo fato de ser um curso novo, algumas medidas podem ser realizadas para que os alunos tenham uma boa formação. Dessa forma, alguns professores estão engajados para que essas medidas sejam tomadas da melhor forma possível para que não haja problemas futuros.
Algumas mudanças estão previstas, como: a separação da Física I e Física II no mesmo semestre (2º semestre); a redução da carga horária de disciplinas, como Projetos, consequentemente disciplinas optativas serão obrigatórias; outra mudança seria a transformação de Mecânica Quântica em Física IV, tendo como objetivo abranger assuntos de ótica; por fim, a disciplina de Química Orgânica deverá conter laboratório com aulas práticas.
Em vista dos estágios que se aproximam e começarão no semestre de 2016.2 muitas dúvidas surgiram. O Coordenador do curso frisou que ainda não existe um Departamento de estágios de Engenharia de Materiais. Desse modo, há certa dificuldade de encontrar vagas de estágio, entretanto, os professores estão buscando alguma forma de não prejudicar os alunos que estarão na fase de estágio. Para que o aluno faça o estágio, ele terá que cursar a sexta, oitava ou décima fase. Caso haja poucas vagas e seja necessário realizar um desempate, os alunos que tiverem menos pendências com matérias, ou seja, que cursaram o maior número de matérias condizentes com as fases que já cursaram, terão preferência de escolha; como segundo fator de desempate está o IA, quem tiver o maior IA terá prioridade de escolha.
Em vista da situação econômica da Universidade, como todos sabemos, nosso país está enfrentando uma crise econômica e isso reflete em nossa Universidade. A previsão para o ano de 2016 é de poucos recursos que serão repassados e isso implica na obtenção e estruturação dos laboratórios que são de extrema importância. A falta de laboratórios acarreta em disciplinas práticas que não podem ser ofertadas, atrasando os semestres dos alunos.
O Centro Acadêmico está ciente das dificuldades que estaremos enfrentando durante esse ano, mas faremos o possível para que os problemas sejam minimizados!